O setor de saúde está ganhando força dentro da indústria 4.0
O setor de saúde 4.0 está sendo considerado um tópico relevante dentro da Indústria 4.0. O paradigma Indústria 4.0 foi criado em 2011, e tradicionalmente se refere à manufatura ou produção de processos. No entanto, o papel desse paradigma no campo da medicina está ganhando força e há integrações iniciais de assistência médica em sistemas na Indústria 4.0
Nesse sentido, a Indústria 4.0 e os serviços de saúde são abordagens complementares e sua integração está se tornando uma necessidade.
De acordo com a Indústria 4.0, a mudança da manufatura para assistência médica e o aumento de redes digitais e uso intensivo de dados, estão impulsionando o conceito de produção mais inteligente e, portanto, o conceito da indústria 4.0.
De fato, Internet das Coisas (IoT), Computação em Nuvem, Grande Análise de Dados (Big Data), Inteligência Artificial e Robótica, estão sendo usadas para a criação de produtos e serviços de saúde digitalizados.
A integração de abordagens baseadas na nuvem e IoT com sistemas de saúde e seus aplicativos, estão representando um grande desafio e integram diversos aplicativos, dispositivos e pessoas que gerenciam os registros de saúde dos pacientes. Nesse sentido, a computação em nuvem e a assistência médica estão sendo integradas.
Fonte: Larrucea, X; Moffie, M; Asaf, S; Santamaria, I. Towards a GDPR compliant way to secure European cross border Healthcare Industry 4.0. Computer Standards & Interfaces. vol. 69, ed. 1, 2020