Dia Mundial da Senha

Se você ainda utiliza sequências fracas e simples, saiba que os seus dados pessoais e de seu negócio estão em risco

Hoje é um dia dedicado para lembrarmos da importância das senhas no dia a dia das organizações e das pessoas, já que são essenciais para aprimorar a proteção dos diversos sistemas e contas utilizados, nos quais a proteção básica de acesso a eles são nossas credenciais (login + senha).

Seja no âmbito pessoal ou empresarial, é importante ter a segurança de senhas como uma prioridade, buscando sempre as melhores estratégias e ferramentas.

Seguem algumas dicas que separamos para te ajudar a ter senhas mais seguras:

1 - Use um gerenciador ou cofre de senhas

Um bom gerenciador de senhas ou cofre de senhas, armazena com segurança todas as senhas para que você não precise se lembrar de todas elas, para evitar que o usuário faça anotações de formas inseguras, como por exemplo: em cadernos, notas adesivas ou até mesmo em blocos de notas e outros arquivos no computador. Além disso, eles ajudam a manter o controle sobre a higiene das senhas, gerando sequências extensas e seguras, e dependendo do tipo de ferramenta, podem até mesmo emitir alertas sobre quaisquer senhas duplicadas ou vazadas.

2 - Troque suas senhas em casos de vazamentos ou suspeitas de vazamentos

A vantagem da utilização de um cofre nessa hipótese, é evitar a necessidade de trocar todas as senhas, tendo em vista que um bom cofre de senhas já o ajudará na utilização de uma única senha por cada sistema. Devemos sempre considerar que nenhum sistema é 100% seguro. Assim, caso receba uma notificação de que sua senha possa fazer parte de um vazamento em algum dos sistemas que utiliza, ou ainda caso tenha suspeita que algum terceiro conseguiu acesso às suas credenciais, realize a troca de senha imediatamente.

3 - Utilize a autenticação de multifator sempre que possível.

A autenticação multifator exige que os usuários realizem múltiplas ações para acessar suas contas, confirmando através de mais de um canal, que realmente é o usuário que está solicitando o acesso no momento.

Essa etapa extra de confirmação, ajuda por exemplo, na proteção em casos de vazamentos de senhas, considerando que não bastará que o atacante tenha sua senha, já que existirá uma camada a mais de proteção. Em geral, o segundo fator de segurança poderá ser um PIN de 4 a 6 dígitos que você recebe por outro canal, geralmente por e-mail, SMS (menos seguro) ou por aplicativos de duplo fator instalados em smathphones. Além disso, em alguns sistemas é possível habilitar a opção de acesso com token físico + pin ou ainda por certificado digital, os quais aumentam a dificuldade de um invasor se passar pelo usuário. Alguns tokens físicos modernos, também possuem leitores de impressões digitais, podendo ser utilizados para diversas funções de validação de duplo fator.

Por fim, neste dia mundial da senha, gostaríamos de lembrar que suas senhas são extremamente importantes, razão pela qual você deve protegê-las da melhor forma possível.

Caso necessite da implantação de qualquer solução de segurança da informação em sua organização, entre em contato com a Baikal para uma consultoria, nós podemos te ajudar!