Conheça medidas práticas que podem ser tomadas para evitar a invasão e o roubo de informações do seu negócio

É comum acreditarmos que somente grandes corporações estão na mira de ataques de cibercriminosos devido à alta movimentação de dados e informações de clientes e usuários. No entanto, existe um outro lado nessa moeda: a vulnerabilidade das pequenas e médias empresas, que por não estarem ainda totalmente conscientizadas sobre os perigos digitais, acabam por armazenar dados importantes de maneira não segura e impactar terceiros, sendo esses não só pessoas físicas, como também outras organizações com as quais se relaciona, impactando toda a cadeia.

Em decorrência disso, muitas das pequenas e médias companhias acabam por não priorizar assuntos relacionados à segurança da informação, justamente por não se identificarem como possíveis alvos de pessoas mal intencionadas, sendo duramente afetadas quando ocorre um incidente.

Por isso, graças às infrações geradoras de multas e notificações, acerca das quais estão sujeitas diante da ocorrência de um possível ataque cibernético, essas organizações poderão passar por processos decorrentes dos ataques sofridos, inclusive através de processos judiciais, os quais são extremamente danosos para a credibilidade e, inclusive, para o nome da organização e continuidade dos negócios. 

Pensando nisso, trouxemos aqui três formas eficazes de melhorar a segurança do seu negócio no ambiente online:

Treine sua equipe

O primeiro e mais importante passo é o treinamento de sua equipe e seus funcionários, para diminuir o risco de ocorrência de falhas humanas nos processos de trabalho da operação. A atribuição de regras para criação e utilização de senhas fortes e consistentes, bem como evitando a abertura de links não confiáveis e impedindo  downloads de arquivos suspeitos ou desconhecidos, já são exemplos de medidas para um bom começo.

Mantenha sempre seus softwares atualizados

Em sua maioria, as atualizações de softwares e aplicativos vêm para corrigir falhas e, principalmente, possíveis brechas de segurança existentes. Portanto, sempre que essas atualizações estiverem disponíveis, é recomendado executá-las imediatamente, de modo que a organização deverá manter o constante monitoramento das aplicações, reduzindo consideravelmente o risco de que sua organização fique vulnerável a possíveis ameaças.

Invista em ferramentas de proteção e em profissionais especializados

Para fornecer ainda mais proteção aos seus dados, é crucial a instalação de programas que tenham a funcionalidade de proteção das redes, nuvem e dos dispositivos (atualmente chamados de proteção de endpoint), que tenham funcionalidades anti malwares (popularmente conhecidos como antivírus) e anti ransomwares, de forma que cada software complemente a camada de proteção do negócio e cubra as vulnerabilidades do outro.

É sempre importante investir em ferramentas mais consistentes, as quais garantirão o fortalecimento da segurança que a sua companhia precisa. Além disso, profissionais especializados em cibersegurança são cruciais para evitar grandes problemas futuros, já que investir na prevenção é menos custoso do que em uma tentativa de remediação.

Precisando de suporte para entender o que pode ser feito pelo seu negócio? Entre em contato conosco!