AUDITORIAS DE CONFORMIDADES: Segurança e credibilidade das organizações.

As auditorias de conformidades normativas, possuem a finalidade de avaliação dos processos das organizações em relação às normas, em face das quais busca-se a conformidade ou certificação.

De maior relevância no mercado, são três os tipos de auditoria, sendo estas de conformidades de 1ª, 2ª e 3ª partes, sendo algumas com reconhecimento internacional, como por exemplo, a ISO 9001 Gestão de Qualidade e ISO 27001 – Gestão de Segurança da Informação.

As auditorias de 1ª parte, são comumente conhecidas como auditorias internas, as quais são essenciais para a correção de não conformidades, avaliações de maturidade e engajamento da organização para o cumprimento normativo.

É sempre importante que sejam feitas várias auditorias internas, antes da requisição a uma entidade acreditadora para a realização de uma auditoria de certificação, pois além de exigir recursos financeiros consideráveis, a organização correrá o risco de permanecer por um determinado tempo sem poder obter a certificação.

Já as auditorias de 2ª parte, também conhecidas como auditorias de fornecedores, possuem a finalidade de avaliar as conformidades nos fornecedores das organização, visto que ainda que a própria organização esteja em conformidade com a gestão de segurança (ISO 27001), e ainda tenha os processos desenhados e alinhados aos requisitos normativos da LGPD/GDPR, também é necessário que seus fornecedores estejam devidamente alinhados com as conformidades legais e contratuais adequadas, tudo visando a segurança e credibilidade de suas operações.

Além disso, consideradas como a última etapa de um processo de certificação, existem as auditorias de 3ª parte, também conhecidas no mercado como auditorias externas, e que são realizadas através de um auditor externo independente e certificado por uma entidade certificadora, com o objetivo de verificação e certificação dos sistemas de gestão da organização quanto às conformidades necessárias.

Por fim, é de extrema importância que as organizações estejam devidamente certificadas de acordo com as peculiaridades de suas operações, garantindo assim uma maior segurança em suas operações e maior credibilidade no mercado.

A Baikal poderá realizar as auditorias de conformidade tanto em sua organização quanto em seus fornecedores, para a identificação do nível de cumprimento normativo que a organização se encontra no momento.

BAIKAL Security