O que é Pentest?

Pentest ou Teste de Intrusão, é um tipo de análise autorizada que visa simular o comportamento de um agente malicioso dentro de um sistema. Através dos Pentests, é possível identificar e explorar as vulnerabilidades existentes a fim de promover sua validação. O profissional que realiza este tipo de auditoria é chamado de Pentester.

Como é de notório conhecimento, atualmente o mercado da tecnologia cresce constantemente e a segurança necessita igualmente acompanhar seu crescimento. Diariamente novas vulnerabilidades nascem no meio tecnológico, o que nos leva fazer a seguinte indagação: Como as organizações estão preparadas para esses novos desafios?

Além de uma boa gestão em segurança da informação, é necessária a realização de testes de segurança periódicos, com a finalidade de aferir os controles e medidas adotados, bem como para identificar se realmente são justificáveis.

Através de técnicas e ferramentas específicas, o profissional Pentester consegue mensurar o nível de segurança na organização testada. Ao final dos testes, é produzido um relatório técnico contendo os Gaps encontrados, e um segundo relatório para executivos de forma não técnica, chamado de sumário executivo.

As vantagens e necessidades da realização de Testes de Intrusão periódicos nas organizações são várias, porém destacamos as seguintes: